Quem sou eu

Minha foto
Uma mulher com a felicidade de ter Jesus no coração e um profundo desejo de servi-lo da forma que Ele mais quer, que é amando meu próximo como a mim mesma. Este é o meu chamado: AMAR e SERVIR! Com a graça de Deus e Sua infinita misericórdia, conseguirei seguir adiante e cada dia mais deixar que Jesus vá me direcionando para onde é de Sua vontade. SEJAM BEM-VINDOS!!
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança." (Colossenses 3:23, 24)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"A guerra dos verbos"

Paz amigos!

Recebi mais este texto por e-mail e compartilho com vocês: A IMPORTÂNCIA DO "SER", que não é e nunca será pelo "TER"  ou "FAZER". E no final, como sabemos, tudo se resume no AMOR.

Muito legal!


A GUERRA DOS VERBOS


        O "ser", o "ter" e o "fazer"! Talvez esses três verbos resumam a luta intensa do ser humano durante toda a sua existência em busca de uma resposta para as três perguntas que clamam por resposta em seu coração: "De onde vim? Por que vim? Pra onde vou?"; Ou seja, qual o significado da vida?
        Aquele que "É", (“...EU SOU O QUE SOU...” Ex.3:14), nos deixa claro que o propósito de nossa criação é o "ser"; (“...nos predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho...” Rm.8:29).  Mas isto só é possível Nele, que “É”; pois o seu Filho Jesus ao encarnar veio manifestar o que é o "ser" (“...o Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da Sua pessoa"...Hb.1:3), e ainda noutro lugar de Jesus é testificado (“...Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...” Cl.1:15,16).
        A grande desgraça da humanidade foi cair na sedutora proposta daquela serpente em querer "ser" o que não "é" (“...e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal...”), desejo este, já manifestado no seu coração, quando essa víbora ainda era um "querubim da guarda”(“...Tu eras querubim da guarda...” Ez.28:14; “...Tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono...subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao altíssimo". Is.14:13,14).
        No coração do "querubim da guarda", a “antiga serpente”, brotou o desejo de "ser o que não é" ou de "não ser o que é", no qual o homem também manifestou este desejo, a criatura querendo ser o criador (“...mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador...” Rm.1:25), isso se chamaria ORGULHO ou VAIDADE. E nesse desejo nasceria o abismo entre a criação e o criador, o PECADO. Nasceria também o título dessa reflexão, pois não mais podendo "ser", o homem buscaria no "ter" e no "fazer", o propósito para sua existência. (“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” Gn.3:7)
        E tão sutil é essa guerra que se pode tentar "ser" usando o "Ser", para "ser", que na verdade são "ter" e "fazer": (“...Senhor, não profetizamos em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos milagres?"Mt.7:23; "...ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos... e ainda que tivesse o dom de profecia...e tivesse toda a fé...e distribuísse toda minha riqueza...e entregasse meu corpo para ser queimado...se não tiver amor, nada serei." ICor.13:1-3).
        O “ter” e o “fazer” não podem trazer o “ser”, ainda que esse “fazer” seja “pra Deus”, como vimos acima. E o “ser” não necessariamente traz o “ter”, porque: (“O reino de Deus não vem com aparência exterior...porque o reino de Deus está entre vós.”; e “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm.14:17).
  
        Obras, só tem valor para Deus se feitas por fé, mas fé é uma reação e não uma ação, a fé que vem da revelação “Rhema” e não da escrita “logos”. A fé “rhema” é o critério de Deus. (“Creu Abraão... e isso lhe foi imputado como justiça... àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida...Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” Rm.4:3-5). O problema que só pregamos a justificação pela fé quanto a salvação, mas esquecemos que é pela mesma fé que também devemos crescer e que seremos galardoados. (“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele...” Cl.2:6)
O propósito de ser está no "Ser", e se “Deus é amor”, o "Ser" está no Amor, e para Amar tem que ser livre; a liberdade está em ser humilde, e a humildade está em ser simples; a simplicidade está em sercomo uma criança. (“...se não vos converterdes e não vos tornardes como esta crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus".Mt.18:3). E esse caminho de nos tornar semelhante ao "cordeiro de Deus" (“Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca” At.8:32), só o Espírito Santo pode operar esse milagre de “ser” Nele.(“...porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". Rm.5:5).
        Gostaria de encerrar essa breve reflexão com as palavras de uma grande serva de Deus nascida no século XIX, Jessie Penn Lewis:

“O mais elevado propósito de Deus no crente não é fazer dele um instrumento poderosamente útil, mas sim produzir nele a mais plena manifestação de Cristo Jesus em cada aspecto do Seu caráter.”


por Renato Montuani

2 comentários:

  1. Olá Míryam!
    Que texto maravilhoso querida.

    Precisamos refletir sobre as nossas atitudes, a intenção do nosso coração e estarmos mais concentrados no "ser" do que ficarmos presos em "ter e fazer", não é mesmo?

    Eu estive aqui ontem, mas não deu pra comentar, pois meu tempo era curto na internet, eu precisava fazer outras coisas.

    Obrigado pelas tuas visitas no meu blog, fico muito feliz.
    Beijinhos e fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida, Paz!

    Obrigada por comentar, tb me sinto mt feliz com suas visitas aqui no meu blog, e seus comentários tb.

    Um beijo, Deus a abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir