Quem sou eu

Minha foto
Uma mulher com a felicidade de ter Jesus no coração e um profundo desejo de servi-lo da forma que Ele mais quer, que é amando meu próximo como a mim mesma. Este é o meu chamado: AMAR e SERVIR! Com a graça de Deus e Sua infinita misericórdia, conseguirei seguir adiante e cada dia mais deixar que Jesus vá me direcionando para onde é de Sua vontade. SEJAM BEM-VINDOS!!
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança." (Colossenses 3:23, 24)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ORAÇÃO: Por que devemos orar?


          "A teologia reformada sempre insistiu na importância e eficácia da oração. Deus nos criou e redimiu a fim de que pudéssemos ter comunhão com Ele e é nisso que consiste a oração: comunhão com Deus. Ele nos fala por intermédio da Sua revelação especial nas escrituras e de Sua revelação geral na criação. Também nos fala à medida que o Espírito Santo nos capacita para entender a Sua revelação, nos convence do nosso pecado e opera em nós para que possamos obedecer à revelação que recebemos e nos regozijar nela. Em resposta a isso, oramos para falar com Deus sobre Ele mesmo, nós, nosso relacionamento com Ele e tudo o que existe e acontece na Sua criação.
          Não há tensão ou incoerência entre a realidade de que Deus é soberano sobre todas as coisas e o fato de que a oração é eficaz. Assim como Deus determinou que o ser humano deve se alimentar para saciar a fome, também determinou que os redimidos devem orar a fim de que certos acontecimentos ocorram. Deus determinou até as orações que devemos fazer, de modo que estas sejam plenamente concordes com o Seu conselho eterno. A soberania divina não contradiz, mas sim afirma a nossa responsabilidade de orar.
          Embora Deus tenha ordenado que oremos, esse não é o único motivo pelo qual nos dirigimos a ele em oração. Oramos porque somos totalmente dependentes de Deus e precisamos dEle e de Sua comunhão. Também oramos porque Deus controla todas as coisas soberanamente e, portanto, pode fazer o que lhe aprouver; assim, pedimos que Ele escolha fazer coisas boas por nós. De todos os meios humanos que Deus emprega para realizar o Seu plano eterno, a oração sem dúvida é um dos mais poderosos e eficazes, pois pede ao Deus Todo-Poderoso que aja em nosso favor. Nas palavras de Tiago, "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5:16)
          A oração assume formas e ênfases distintas em situações diferentes e o ensino bíblico acerca da oração pode ser resumido de várias maneiras. Um modo útil de pensar sobre a oração é como uma atividade com quatro elementos a ser realizada pelo povo de Deus individual e coletivamente, tanto em particular (Mt 6:5-8) como uns com os outros (At 1:14; 4:24). Devemos: (1) expressar adoração e louvor; (2) fazer confissão contrita do pecado e buscar perdão; (3) agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e (4) interceder e suplicar por outros e por nós mesmos. A oração do Pai Nosso (Mt 6:9-13); Lc 11:2-4) reúne adoração, petição e confissão; o Saltério é constituído de exemplos dos quatro elementos da oração.
          A petição é o reconhecimento humilde de que precisamos de Deus e confiamos nEle, de que dependemos de Sua sabedoria e bondade soberana. Também é, possivelmente, a dimensão mais proeminente da oração, conforme esta é expressa ao longo de toda a Bíblia (p. ex., Gn 18:16-33; Êx 32.31 - 33.17; Ed 9:5-15; Ne 1:5-11; 4:4-5,9; 6:9,14; Dn 9:4-19; Mt 7:7-11; Jo 16:24; 17:1-26; Ef 6:18; Tg 5:16-18; 1Jo 5:14-16). Em geral, tanto a petição quanto outros tipos devem ser dirigidos ao Pai, como nos mostra a oração do Pai-Nosso, mas também podemos dirigir as nossas petições a Cristo (Jo 14:14), especialmente quando se referem à salvação e cura (At 7:59); Rm 10:8-13; 2Co 12:7-9). Podemos, ainda, pedir graça e paz ao Espírito Santo (Ap 1:4). Não é errado apresentar petições a Deus em Seu caráter trino, ou pedir uma benção espiritual a qualquer uma das três pessoas da Trindade, mas convém seguir o padrão do Novo Testamento.
          Jesus ensinou que as petições ao Pai devem ser feitas em Seu nome (Jo 14:13-14; 15:16; 16:23-24). Isso significa invocar o mérito de Jesus com base no qual temos acesso ao Pai e buscar o apoio de Jesus como o nosso intercessor na presença do Pai. No entanto, só podemos buscar o apoio de Jesus quando o nosso pedido está de acordo com a vontade revelada de Deus (1Jo 5:14) e quando pedimos com a motivação correta (Tg 4:3).
          Jesus ensina que é apropriado suplicarmos a Deus com persistência fervorosa quando lhe apresentarmos necessidades (Lc 11:5-13; 18:1-8) e afirma que Deus responderá a essas orações de maneira positiva. No entanto, devemos lembrar que, nem sempre, sabemos o que é melhor pra nós, mas deus sabe e, por isso, pode negar os nossos pedidos específicos quanto ao modo como essas necessidades devem ser supridas. Quando Deus não nos concede o que pedimos, muitas vezes isso significa que ele tem algo melhor para nós, como quando o Senhor se recusou a retirar o "espinho da carne de Paulo". (2Co 12:7-9)
          Os cristãos que oram a Deus com sinceridade, fervor, humildade, contrição, um coração purificado e a consciência do seu privilégio, descobrem que o Espírito santo os leva a orar ainda mais e a confiar plenamente no Seu Pai celestial (Rm 8:15; Gl 4:6). Eles sentem-se compelidos a orar mesmo que não saibam quais pensamentos ou desejos expressar (Rm 8:26-27). A operação misteriosa do Espírito Santo na oração se evidencia apenas para aqueles que se dedicam ativamente à oração."


          A ORAÇÃO É A CHAVE PARA O AVIVAMENTO...
          ORAÇÃO É ALIMENTO, É VIDA PARA A NOSSA VIDA...
          ORAR É ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS!

(ARTIGO EXTRAÍDO DA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA)

PAZ A TODOS!!

2 comentários:

  1. Acredito que não há nada mais que agrade o coração do pai do que a comunhão com ele, esse momento em que estamos na presença dele, sentindo ele, sendo um com ele..para isso fomos chamados para nos relacionarmos com ele...É muito tremendo isso!

    Shalom

    ResponderExcluir
  2. A oração parece ser uma palavra-chave presente em toda a Bíblia.
    Seria sábio seguirmos as instruções dadas por Deus na Bíblia para um viver saudável. Adorei. bjs amiga!

    ResponderExcluir